quinta-feira, 14 de junho de 2012

Morte e Vida Severina

Fazendo aquela lição de casa tardia, quando você descobre que alguém que morreu era mais importante do que achava, resolvi ler um pouco mais sobre Ivan Lessa.

Acompanhava suas colunas no site da BBC há um bom tempo, mas nunca me dei conta de sua história e importância. Aquele tipo de linguagem escrita onde você se sente conversando com o autor, um mau humor que já vinha dos tempos de Brasil, acentuado pela convivência com os londrinos e sua característica clausura. Ele dizia que não havia civilização abaixo dos trópicos, muito disso por conta do clima. O frio, dizia, te força a usar roupas, ter abrigo, caçar, trabalhar; já o calor não, basta estender um pedaço de carne ao sol e depois guardá-lo.

Tudo isso para falar que em uma de suas entrevistas ele cita um tape do livro Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto. Fiquei curioso e fiz o que sempre faço: copiei este pedaço de texto, joguei no Google e larguei lá, para pesquisar mais tarde.

Não encontrei o filme que ele citava na entrevista, mas acabei por descobrir uma animação fantástica feita com base na poesia do livro. Incrível!

Nenhum comentário: