sexta-feira, 8 de junho de 2012

MAUS

Não sou dos quadrinho, não entendo nada dessa área, mas quando li sobre o roubo do notebook de Art Spiegelman durante um evento em São Paulo alguns dias atrás resolvi pelo menos pesquisar quem era o dito cujo.


Além de ser autor de diversos quadrinhos de sucesso, foi editor da New Yorker por muitos anos e tem um Pulitzer no currículo. Sim, inclusive foi o primeiro HQ a ganhar um. Se isso não for suficiente para te deixar curioso, não sei o que será... Pelo menos eu fiquei curioso e fui atrás do vencedor do prêmio.

Trata-se de "MAUS - A história de um sobrevivente", saiu pela Companhia das Letras, 296 págs., R$47. Consegui uma cópia usada em ótimo estado pelo site da Livraria Cultura que saiu por R$23, ótimo negócio!

O livro descreve a experiência do pai de Art, Vladek Spiegelman, durante a 2a Guerra. Vladek foi um judeu polonês que passou por diversas atrocidades do holocausto. Perdeu praticamente toda a família, esteve nos guetos da Polônia, escondido em casas de amigos, nos tão falados trens da morte e em Auschwitz.

Como a história é contada toda em quadrinhos o livro pode ser lido numa tarde (ok, duas) o que não quer dizer que seja de fácil digestão. O realismo que os desenhos de Art passam, mesmo usando animais para representar cada nacionalidade, é tamanho que após algumas páginas o leitor já sente o peso dos acontecimentos, mesmo que o autor em nenhum momento apele para desenhos/cenas grotescas.

PS: A sim, estamos de volta...

Nenhum comentário: