Semana passada recebi a notícia do lançamento da versão beta 2 do Windows Live Writer, um editor offline de blogs que funcionava muito bem, mas que depois da migração do blogger para o Google parou de sincronizar.
Depois de um parto para conseguir encontrar o instalador (no site do sistema ele não estava disponível, acho que pelo tanto de gente tentando baixar), consegui achar um blog que colocou o link direto para download. 1a batalha vencida a duras penas...
O segundo passo foi a instalação, que inclui também algumas ferramentas do Windows Live (vilãs da história como veremos mais adiante) e transcorreu tranquila, inclusive reconhecendo as configurações que já tinha feito para a versão anterior.
Após iniciar o sistema pela primeira vez tudo funcionou bem, postei algumas coisas para testar, sincronizei e tudo mais. Porém, depois de um tempo meu micro travou. Após alguns minutos tudo voltou ao normal e travou novamente, seguindo assim por várias tentativas, mesmo depois de reininiciar algumas vezes.
Depois de xingar o novo sistema várias vezes sem obter resposta (hein?), descobri que o problema estava em um dos processos svchost.exe que, depois de iniciar o computador, tomava 100% da CPU e nada de arredar o pé. Procurando em alguns sites (no do produto há vários comentários de gente com o mesmo problema mas sem nenhuma solução sugerida pelo time de desevolvimento) descobri que o problema, na verdade, é em um serviço do Windows Live que fica tentando atualizar alguns pacotes e causa o bug.
Para os desafortunados que estão sofrendo do mesmo problema, a solução provisória sugerida por um cara da MS é a seguinte:
1o - Vá em painel de controle > ferramentas administrativas > serviços ou caso o micro esteja realmente muito lento, vá em "Executar" e rode o comando services.msc ;
2o - Na lista de serviços, procure o "Windows Live Setup Service", clique 2x sobre o nome e mude na caixa de seleção "Tipo de inicialização" de Manual para Desativado.
Com isso o travamento irá parar de acontecer, porém ainda não sei se isso causa algum efeito colateral no sistema.
Em resumo, o sistema é bem interessante e, apesar de ser ainda uma versão beta, deveria ter sido testado um pouquinho mais antes de ser lançado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário