sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

w.bloggar com o Blogger Beta novo

Depois de tomar uma canseira desgraçada para tentar fazer algum dos clientes que uso para postar no Blogger funcionar com esta nova versão beta do Google, consegui! Acabei encontrando uma boa alma que explicava como fazer... Na verdade precisava só do novo endereço da API, porém isso estava impossível de achar mesmo no site do Google Code onde encontrei todas as explicações sobre como montar um software cliente e etc...

Enfim, encontrei um blog gringo com a explicação de como fazer funcionar o novo Blogger no w.bloggar. Clique aqui caso queira ver na íntegra (somente em inglês).

Já que o negócio não é dos mais complexos, acho que um passo a passo resolve:

1) Arquivo > adicionar nova conta;
2) Selecione "Sim, eu quero cadastrar uma nova conta" e clique em próximo;
3) No tipo de conta, selecione "Personalizar". No nome da conta, digite um nome qualquer a sua escolha. Se desejar selecione as outras 2 opções e, em seguida, clique em próximo;
4) Nesta tela tudo está pronto, clique em próximo novamente;
5) No Endereço digite "beta.blogger.com", em Página "/api" (ambos sem as aspas) e clique em próximo;
6) Preencha com seu login e senha (o login é o email Google) e clique em finalizar;

É isso!

PSs postadas em 13/02:
1) Essa integração ainda não está 100% visto que o título não funciona corretamente.
2) O w.bloggar continua, em alguns casos, dando incompatibilidade na acentuação.
3) Por todos estes problemas acabei desistindo do w.bloggar, assim como o seu criador, que parece que já o fez há algum tempo...

3 comentários:

Varda disse...

Eu consegui fazer a entrada do título, só não consegui que o título fosse postado com o link que normalmente tem. mas acho que tem jeito.

Confirmas o abandono do bloggar pelo Cabral ? ou é suposição tua ?

Um abraço !!

Rafael Matheus disse...

Fala Varda,

Realmente existe um jeito de colocar título no Blogger, mas se for da mesma maneira que eu encontrei na net, é uma gambiarra que não é 100%.

O que é feito é colocar uma tag html para formatar o texto que você deseja que apareça como título seguindo o layout de título do Blogger.

O problema desta solução é que o sistema do Blogger não entende esse texto como título e sim como uma parte do texto formatada como tal. A consequencia é que o link acaba não funcionando como você relatou e outras funcionalidades do título também deixam de valer...

Falar a verdade eu acabei desistindo de vez dos clientes para o Blogger já que não encontrei nenhum que faça tudo que eu precisava e que funcionasse com a nova versão.

Quanto ao Cabral, foi só uma suposição já que como você mesmo citou, ele não tem nem postado nada no próprio blog. É uma pena, já que este era um dos clientes Blogger mais usados e elogiados, não só no Brasil como no mundo todo.

Valeu pelo link no seu Blog!

[]s
Rafael

vivian disse...

valeu, bigado