Parece que o grande DVD Jon conseguiu mais uma. Agora o cara quebrou o código de proteção da Apple para a dupla iPod - iTunes. Sempre achei os produtos Apple muito interessantes tecnicamente e visualmente, porém uma coisa me incomoda muito: essa mania de colocar bloqueios e controles para travar o mercado.
Antes era o computador, que usava processador IBM e este só funcionava se tivesse o MacOS instalado. O MacOS por sua vez não rodava nada que não fosse dedicado a ele e, os que se arriscavam a fazer uma versão especial para o dito-cujo, penavam e nem sempre saia algo 100%.
Com o iPod é(ou era, vamos ver) a mesma coisa. Primeiro que, para garantir o mercado exclusivo de mp3 players de grande capacidade de armazenamento, os malas fizeram um contrato de exclusividade de compra de memórias de alta capacidade da Samsung (a única fabricante detentora da tecnologia na época) e, assim, os outros grandes do mercado só conseguiam fazer mp3 players de meros 512MB (nem 1 CDzinho...), quando muito.
Além disso, a Apple empacou o mercado (o Paulo gosta de chamar de lock-in) com limitações de ambos os lados da cadeia. Quem compra música no iTunes não consegue ouví-las em outros mp3 players(até existem algumas gambiarras, mas por princípio não funciona), e, quem tem iPod não consegue ouvir músicas baixadas em outras lojas que não o iTunes(o mesmo ponto da gambiarra se aplica aqui).
Por estas e outras, vinha querendo comprar um iPod mas, até hoje, não tive coragem. De repente agora sai...
Vida longa ao DVD Jon!
Fonte da informação: Reuters clique aqui
PS - O DVD Jon tem este apelido pois foi o cara que quebrou o código de segurança dos DVDs, logo quando foram lançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário